O visual da Praça Saldanha Marinho deve mudar em 2023. O local vai passar por uma revitalização completa, fruto de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura. A previsão é de que a obra se prolongue pelos próximos meses.
Conforme o cronograma, o primeiro passo é a avaliação do estado das galerias de esgoto e de escoamento da água pluvial no subsolo da região. Esse trabalho, que está sendo feito por equipes da prefeitura, teve início nesta terça-feira (17) no trecho entre a Casa de Cultura e os banheiros públicos. A atividade visa corrigir possíveis infiltrações existentes junto à galeria ou até mesmo substituição de parte das mesmas. As escavações devem começar após um parecer da RGE sobre a rede elétrica presente no subsolo do local.
Por isso, os pedestres que circulam pelo local devem ter atenção em função da possibilidade de caminhões no local e equipes fazendo as intervenções. À medida que o serviço tiver andamento, serão feitas novas avaliações, semelhante ao que ocorre no Calçadão Salvador Isaia, ou seja, não se trata de um trabalho rápido.
O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a vistoria que contou com a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e representantes da Corsan, da Sulclean e da RGE. Ele falou sobre a necessidade de iniciar a obra com o aval de todas as instituições envolvidas para não pôr em risco os trabalhadores nem a população.
– Estamos iniciando esse trabalho com muita responsabilidade, levando em conta a rede de esgoto e elétrica. Vamos aguardar a definição da RGE sobre o cabeamento elétrico que fica próximo ao local das escavações. São 50 metros de tubulação para avaliar e consertar o que for necessário. Em breve, vamos ter uma Praça Saldanha Marinho nova, linda e moderna. E faremos tudo com responsabilidade e transparência. Sabemos do transtorno. Mas como sempre digo: o transtorno passa e a obra fica – declarou.
A reforma
A revitalização da Praça Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de R$ 1.267.610,61 por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça, localizada no Centro de Santa Maria, foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.
*Com informações da A.I. da prefeitura de Santa Maria.